Caderno de Bordados

       Aula 1 - CAPA                                          

Este caderno de Bordados se intitula NOSSOS BORDADOS por se tratar de trabalho grupal iniciado no Facebook, feito por amigas que se uniram em pesquisas e trocas de informações para que fosse criado este trabalho dedicado a iniciantes no bordado.

As explicações de pontos, filmes e tutoriais estão como as recebemos, visto que não possuíamos instrução para criar nossos próprios tutoriais.

Respeitamos seus criadores, porem muitos foram colhidos sem indicação de autoria.

Autorizamos a divulgação deste caderno porque entendemos que sua criação e desenvolvimento nasceu livre e assim deve continuar, dando oportunidade a quem deseja iniciar nos bordados de forma participativa e respeitosa. 

Cada pagina deverá ser arrematada no FINAL, portanto você deve fazer todo o caderno para depois bordar as bordas.

Quando sua pagina inicial estiver como na segunda foto daqui, deverá baixar foto do seu trabalho logo abaixo nos comentários, se quiser que eu te ajude a analisar.

Finalizada esta etapa deve procurar por CADERNO DE BORDADOS - Aula 2 (Clique aquí)
Fazendo assim poderei ajuda-la melhor.                                                    

Se tiver dificuldade, escreva para meu email com todos os detalhes e farei o possível para te ajudar. becker.roseli@gmail.com

Curta a Página se gostar. Compartilhar também é uma forma de divulgar.

Para este caderno você precisará de 1 metro de tecido.
Eu usei linho 100% algodão na cor cru.
Se não tiver disponibilidade, use um tecido de trama larga e encorpado.

Se for linho, prepare sua primeira pagina cortando na medida 25 cm x 32 cm, mas antes retire o fio do tecido para que a pagina fique reta.
Arremate a volta para que não desfie.
Vamos cortar 4 partes como esta, mas por hora precisaremos apenas desta pagina para dar inicio a nossa capa.

Este é o risco que eu usei, reduzido e com meu toque pessoal.
Arredondei o cabelo, reduzi os bracinhos e pernas e afinei a boca.
Você pode fazer isso, mas com cuidado.

Este é seu risco, deve salvar e imprimir.
Vai sair uma folha grossa de sulfite, imprópria para retirar risco.
Atenção
A forma de retirar um risco de bordado é muito importante.
Deve agora dar uma pausa aqui e visitar o blog onde irá estudar 8 formas diferentes de se riscar.
http://rosevbecker.blogspot.com.br/p/dicas_17.html

Esta página da Capa ficará assim.
As instruções de costura do rodapé,deve ser ignorada por hora.
As marcações de página serão feitas no final.

O seu risco deverá ficar do lado direito da pagina pois do lado esquerdo teremos o ultimo coração.
Não precisamos falar dele agora.

A linha que usei foi a de novelinho e de marca boa.
Não use Rubi nem outra marca que desbote ou manche ao lavar.
As DMC e Anchor são confiáveis.
Escolhi cores que não destoam e falta ainda a cor verde que usaremos nas folhas.

O ponto usado é o ponto atrás, simples.
Porém se você nunca bordou, aconselho dar uma pausa e iniciar pela aula da Quilteirinha disponível na Funpage da Patchaula.
Esta aula tem dicas importantes sobre como iniciar, arrematar e ainda lhe dará bom treino neste ponto.

Acompanhe as aulas seguintes, para completar o seu Caderno de Bordados:

2 - Caderno de Bordados - Aula 2 - Página 1 

3 - Caderno de Bordados - Aula 3 - Página 2 

4 - Caderno de Bordados - Aula 4 - Página 3 

5 - Caderno de Bordados - Aula 5 - Página 4 

6 - Caderno de Bordados - Aula 6 - Página 5

7 - Caderno de Bordados - Aula 7 - Página 6

8 - Caderno de Bordados - Aula 8 - Página 7 

9 - Caderno de Bordados - Aula 9 - Montagem

2 comentários:

  1. Rose, iniciarei! Encantada com o bordado! Grata. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Não sei sei se vou conseguir bordar no linho, posso bordar no algodão cru?e fiquei em duvida quanto a centralizar o bordado, as bordas que devem sobrar rsrs.