Caderno de Bordados - Aula 6 - Página 5


Caderno de Bordados pagina 5.
Não inicie por aqui, as instruções de corte e montagem das paginas estão no inicio. Procure pela Capa, pag. 1, pag. 2, pag. 3 e pag. 4, antes desta.
O Coração 5 é só de flores. O contorno deste coração foi feito com ponto palestrina usando linha mescla, este ponto já foi ensinado nas etapas anteriores. Reunimos agora os pontos mais interessantes que conseguimos. Buscamos explicações em vídeos no Youtube e o que não encontramos, fiz vídeo para explicar.
Vamos enumerar cada etapa para facilitar a mostra deles.
Esta etapa vai exigir muita pesquisa da sua parte. São Pontos diferentes e será preciso treino em um tecido à parte.





Ponto já mostrado, inclusive em vídeo.




Vamos posicionar o coração 5.
Pegue a folha do coração 2 que já está pronto e risque o coração 5 do lado esquerdo.



É difícil ensinar a bordar flor pela internet. Eu e você somos duas pessoas corajosas e 'TEIMOSAS'. Fique calma, nós vamos conseguir. Quando eu encontro um vídeo ensinando legal eu trago pra cá. Mas quando não encontro, eu faço um. É o caso desta flor. Observe que ela tem 3 pétalas, e dentro três rococó com linha diferente. Agora você pode clicar sobre o link e abrir o vídeo, está no final dele, depois de 6 minutos. http://youtu.be/m8IzmU5GZ3c  Atenção: Esse vídeo mostra o caseado da flor 1 e também no final dele ensina o caseado duplo, que será usado em outra flor. Aconselho iniciar pelo treino desta etapa. Pegue um outro tecido de amostra e treine bem. As linhas que você for usar, como não estou ao seu lado para escolher, quero que observe algumas coisas: - A quantidade de pontos em cada flor vai depender da grossura da linha que você vai usar. - As cores não precisam ser as mesmas, mas combine de forma a contrastar. - Inicie pela amostra, quando ficar firme e do tamanho correto, faça no trabalho. Descobri agora, em Junho de 2013 este vídeo da Cristina Crepaldi que também ensina este ponto e dá mais dicas. http://youtu.be/kBtIi1vorG0

Aqui vamos fazer a mesma técnica do caseado em forma de vírgulas. 
São 6 delas e por último fiz um rococó em linha rosa mais clara, para unir a última à primeira. Quantos pontos fazer? Vai depender da linha que escolheu amiga. Faça teste antes, em um tecido e veja quantos pontos usar. Esta linha acetinada não é grossa, fiz uns 20 pontos em cada pétala. Encontrei um tutorial da Mary Corbet muito bom e compartilho
http://www.needlenthread.com/2012/07/stitch-play-simple-cast-on-stitch-flower.html




Esta flor é chamada de Clavel (Cravo em Castelhano). São explicações de La Abuelita Marthita e se quiser dar uma introdução neste assunto, abra este vídeo: 




Para esta flor temos um tutorial e um vídeo Tutorial: http://letslearnembroidery.blogspot.com.br/search/label/Kamal%20kadai explicação de Botta Umarani

Vídeo 2 do Kamal http://youtu.be/uIPKTeRwhcg

Vídeo 3 do Kamal http://youtu.be/bGfwKfcXghQ



Vejam este vídeo que é bem completo na explicação: 

Uma aluna, amiga lá do Facebook fez o comentário a seguir e achei bem conveniente postar aqui. Quero que saibam que na Patchaula a aluna pode e deve opinar e participar.
- Estou começando o coração 5 e já dando meus pitacos k k k k ... eu tive medo dele... pensei ... não vou dar conta.... mas o bichinho carpinteiro me ataca e lá vou eu.... uma ideia para facilitar a vida daquelas como eu sem experiência... quando vc vê os riscos vc se apavora... passa pro pano e fica perdida... pra não acontecer isso comigo fiz apenas pontinhos para indicar onde ia enfiar a agulha. Marina Fernando Parreira



Estas flores são feitas em rococó apenas. Dois em verde como um 'copo' e dois nas cores como pétalas, com um ou dois pontos a menos, depois faça o miolo também com rococó em outra cor. O miolo vai bem menos pontos. Aí finalize com nó francês sobre o miolo.
Nunca fez um rococó?
https://youtu.be/CfGDcb1Jyd8






Este Vídeo mostra um jeito bem fácil de fazer as Rodas. http://youtu.be/yrpGuZPcFGw




Esta flor, a 8 é bem simples, mas explicar isso é impossível só falando, então fiz um tutorial que está nas próximas fotos. Podemos chamá-la de Nó Francês Alongado.




A Flor 9 tem 5 pétalas feitas no ponto caseado, que devem ser presos como está na foto. Depois faça com outra cor de linha, em ponto rococó uma alça, saindo e entrando no mesmo ponto. Eu prendi também, na volta, para que não fique solta. No miolo, nó francês.




Este ponto empregado nas 3 pétalas rosa são como o caseado, mas é feito dos dois lados. Notem que é ponto empregado no stumpwork. No vídeo que sugeri lá no inicio desta aula, tem este ponto também. Você já treinou ele? Ótimo, então agora é só fazer no trabalho. Tudo aqui é 3.  3 pétalas, 3 rococós, 3 nós franceses alongados.


Esta flor, foi inspirada neste vídeo da Mary Corbet , clique no link para ver
Chama-se Dimensional.

https://youtu.be/yAaSyLofboM

O formato da flor você deve treinar porque o movimento gira em torno do miolo varias vezes. Cada flor sai de um jeito, nunca é exatamente igual.




Imagem do meu coração 5 mais de perto.
Estes pontos são usados no Stumpwork
Estamos aprendendo e descobrindo muitas novidades.
Você sabia que Brazilian Embroidery são pontos conhecidos no exterior?




Trouxemos pontos de varias origens, buscamos novidades e indicamos como são feitos.
Com isto esperamos que seu conhecimento com este coração tenha dado um salto.
Faça com Amor que tudo fica lindo.





Dê seu toque, imprima seu nome e mande-nos sua foto.
Deixe seu comentário abaixo.




Imagem é sempre bem-vinda neste nosso aprendizado.





Tutorial com risco. Aconselho a usar caneta que sai com água ou calor.





Treine antes para ficar bonito no trabalho.



Flor 8 Para que este ponto não fique solto, eu fiz assim: 

Saia do centro com uma linha longa, você já tem definido o tamanho desta flor, estou fazendo a quarta pétala OK?
Posicione onde vai querer a pétala e pegue só alguns fios para fixar o lugar. Saia com a agulha.



Estamos com a linha pronta para fazermos o nó Frances agora.
Se a sua linha for grossa, faça 3 voltas, se for mais fina, faça menos. Eu gosto bem gordinha. Não puxe muito esta parte fica bem fofa, mas a agulha, você já sabe, no nó francês ela deve ficar bem próxima da base.





Depois de feitas as 3 voltas, entre com a ponta da agulha ao lado, sem separar muito. Saia do avesso com ela, segurando para que estas voltas não se soltem.



Esta foto o nó francês já está feito. Eu saí com a agulha do avesso para o direito, bem no meio do nó e na foto estou entrando com ela novamente, agora posicionando ao lado. Isso eu faço para que o nó (que deve ser fofo) não fique mole demais.
Isso dá mais estabilidade.

 Voltar para aula anterior                                                              Avançar para a próxima aula   

Nenhum comentário:

Postar um comentário